"A vida é bela" - filme

Olá!

Hoje, quero dividir com vocês o meu amor pelo filme "A vida é bela" (originalmente, La vita è bella), do diretor, e também protagonista, Roberto Benigni. O filme se passa na Itália e retrata a Segunda Guerra Mundial. Guido, é um homem simples e carismático. Ainda que tudo esteja mal, ele, com toda a criatividade e positividade como vê a vida, não consegue transformar em algo bom, mas é capaz de fantasiar e amenizar a situação.

O título do filme é baseado numa citação de León Trotsky; fonte

Logo no início do filme, Guido, acidentalmente, conhece Dora (Nicoletta Braschi). Daí adiante, Guido passa a procurá-la e, sem que ela saiba, faz de tudo para que os futuros encontros pareçam coincidência e até mesmo magia. Dora é de boa família, mas apaixona-se por  Guido e este, com toda a coragem e como prova do seu amor por ela, acaba por roubá-la do noivo.


Tudo poderia ser como uma história de conto de fadas, porém, Guido é judeu. Na Segunda Guerra, eles eram perseguidos pelos ditadores. Dora, por ter se casado com ele, passa então a sentir na pele  toda a perseguição, como se de uma judia se tratasse. O casal, após algum tempo, tem um filho, Giosuè.

Guido, Dora e o pequeno Giosuè; fonte

O filme desenrola-se quando Guido e Giosuè são levados para um campo de concentração. Dora, que não pertencia à religião, optou por entrar no trem e ir para aquele lugar infernal, tudo para tentar  estar perto do filho e do marido. Como homens e mulheres não se misturavam, eles ficaram separados. Guido, para não ver o seu filho sofrer, resolve fantasiar e fazer o impossível para que Giosuè pense que estão num jogo e que, no final, ele ganhará um carro blindado gigante.


aplaudido pela crítica, o filme ganhou três Óscars; fonte

Sem dúvida, "A vida é bela" é um dos meus filmes preferidos. Uma história de encantar que mostra o que um verdadeiro pai é capaz de fazer para não ver o sofrimento de um filho. Uma história triste? Uma história bonita? Você decide. Guido, me ensinou uma coisa: tudo depende da maneira com que encaramos e observamos o que está à nossa volta, por pior que seja. De uma coisa eu tenho a certeza: é uma linda história de amor!



Nenhum comentário:

Postar um comentário